domingo, 21 de junho de 2015

Dica de livro: Gastronomia no Brasil e no mundo

Imagem 1- ilustração da capa do livro

           Para os leitores de plantão, apaixonados por Gastronomia eis uma dica de livro super legal! Dolores Freixa e Guta Chaves apresentam uma reflexão sobre a gastronomia no Brasil e no mundo, desde a pré-história até o mundo globalizado.

Imagem 2 - páginas do livro anunciando abordagem da gastronomia brasileira


          Segundo as autoras, a gastronomia no Maranhão, por estar entre o Norte e o Nordeste, com características das duas regiões, pode ser considerado um "estado de transição". Em São Luis é possível encontrar tanto a culinária típica amazônica quanto a nordestina.

           É marcante a influência africana na gastronomia e o uso de pouco tempero e gordura e pimenta torna a culinária maranhense mais delicada do que a de seus vizinhos fronteiriços.

           Para as autoras, o prato símbolo do Maranhão é o Arroz de cuxá, misturado com a  pasta cuxá, preparada com vinagreira ( erva regional de leve amargor, também conhecida como azedinha), camarão seco, pignoli (tipo de castanha) e gergelim, tudo muito bem-amassado no pilão. A pasta é usada também como acompanhamento de outros pratos, como a torta de caranguejo ou de camarão.


Imagem 3 - Arroz de cuxá

         O estado é farto em frutos do mar, sendo muito consumido o camarão e o caranguejo. Apresenta uma grande riqueza em peixes, como a pescada-amarela, o peixe-pedra, o camurim, o pirapema feitos na forma de pescada e em escabeche, com tomates, pimentão e cheiro-verde, servido com farinha d'água.

          As frutas são abundantes: bacuri, abricó, cupuaçu e juçara. Entre os doces típicos estão o de buriti, vendidos em caixas, e a copota de bacuri. Em Alcântara é possível encontrar o doce de espécie, feito de farinha de trigo e doce de coco, assado em forminhas.

          Quanto as bebidas, destaca-se a Tiquira, uma aguardente feita de mandioca que adquire a cor lilás e o guaraná Jesus, feitos com extratos do guaraná e adocicado com cravo e canela.

          Enquanto na capital e litoral as características amazônicas são evidentes na gastronomia, no interior, esse panorama se transforma, assumindo a culinária de base nordestina.


Ficou curioso em conhecer um pouco mais sobre a gastronomia brasileira? Fica a dica desse livro...

Boa Leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário