sábado, 20 de junho de 2015

Curiosidade: O primeiro livro de cozinha escrito e publicado no Brasil

Você sabia que...         

      A partir do ano de 1808, com a instalação da Imprensa Régia por D. João VI, volumes começaram a ser impressos no Brasil, inclusive os de culinária?
         
           Como consequência dessa evolução, surgiu o  primeiro livro de cozinha escrito e publicado no Brasil é O cozinheiro imperial, datado de 1840.

               Imagem 1- apresenta a terceira edição da obra, datada de 1852



          Segundo os autores  (FREIXA e CHAVES, 2012), quanto à estrutura da obra, seu estilo segue moldes portugueses, com muitas receitas tradicionais lusas e de influencia francesa. mas o mais importante é que a obra enfatiza a nossa cozinha nacional. a divisão em capítulos respeita os tipos de alimentos e mais de mil receitas são reunidas, como sopas, carnes-de-vaca, de porco, cabrito, coelho, lebre; aves, caças, peixes, frutos do mar, legumes, molhos, ovos, leite, massas e doces.


Imagem 2 - mostra uma página da obra que apresenta receitas de sopas.

          O grande diferencial dessa obra é o numero considerável de pratos nacionais, como de galinha com quiabo, em que se usa pimenta nativa cumari, sopa de cará, tutu à mineira, e a valorização das frutas tropicais em doces e geleias.

                                                    Imagem 3 - mostra página da obra com receitas de frango

          A obra apresenta, no inicio, informações sobre o modo de cortar as carnes e o aproveitamento de miolos e línguas, por exemplo, muito consumidos na época. mostra a importância de técnicas culinárias como o banho-maria e conta ainda com um guia de boas maneiras para as donas de casa e os criados: serviços das mesas cotidianas e de banquetes e suas variações, como receber, entre outros conselhos uteis. 

                                              Imagem 4 - apresenta  informações sobre de aproveitamento da carne de
                                             carneiro e maneiras de preparo


          Devido o sucesso dessa obra, ela foi reeditada muitas vezes com atualizações. Ele se tornou um marco entre os livros de culinária brasileira (COUTO, 2007). Você pode ter acesso dessa obra digitalizada através do site da Biblioteca Brasiliana.  Vale a pena conferir! 
O link está abaixo na Referências bibliográficas da postagem. Boa leitura!



___________________________________________
Referências bibliográficas

FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no mundo. 2 ed. 2 reimpr. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2012 pág. 201

R. C. M. Cozinheiro imperial ou nova arte do cozimento e do copeiro em todos os seus ramos. Rio de Janeiro : Eduardo e Henrique Laemmert1843. Disponivel em:  <http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/03907900#page/66/mode/1up>.   Acesso em 20 jun 2015.
Imagem 1 disponivel em: <http://187.16.250.90:10358/handle/acervo/7217>. Acesso em 20 jun 2015.
Imagens 2, 3, 4 disponivel em:  <http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/03907900#page/66/mode/1up>.   Acesso em 20 jun 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário