Linda Maria Rodrigues¹
Imagem 1 - capa da obra
"Turismo é, essencialmente, imagem: imagens que são consumidas ao vivo ou mediadas, em artefatos de alta qualidade e adjetivação: belíssimos folders, ótimos dvds, sites fabulosos, calendários magníficos. Imagens que tem a função de, no caso da publicidade turística, vender os destinos, com aquilo que eles tem de melhor. Mas a imagem do turismo pode fazer mais. Se bem arquitetada, a partir de politicas publicas responsáveis e bem planejadas, pode criar um sentido de conservação daquilo que engloba (ou deveria englobar) o turismo: a identidade, a preservação, a sustentabilidade.
O livro "Os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses", da professora doutora Linda Rodrigues, tem seu foco justamente no que as campanhas de turismo sobre a região dos Lençóis Maranhenses apresentam ao mundo em termos de imagens. A partir da análise de campanhas publicitárias das secretarias de turismo dos municípios que formam a região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, do governo do Estado e do Ministério do Turismo, ela desvenda os discursos oficiais da propaganda turística desse que é,entre os nove polos turísticos que formam o Maranhão, o de maior atrativo de visitantes do Estado, o "segredo do Brasil", como apregoava um certo slogan.
Calçada na teoria semiótica da Escola de Paris, cujo principal representante é o francês A.J. Greimas, e explorando como corpus analítico folders, panfletos, cartazes, cartões, guias e publicidade de revistas, a autora procura desvelar as condições de produção que foram engendradas na organização do texto verbo-visual, as referencias interdiscursivas que apresenta e os procedimentos discursivos, forjados pelos sujeitos institucionais, que dão a esses textos um efeito de verdade.
aliando conceitos de publicidade, marketing, turismo, sustentabilidade, semiótica e linguagem, numa leitura que ao mesmo tempo confronta e sintetiza saberes, esse livro testifica que é preciso rever concepções e até mesmo posições político-institucionais, se quisermos fazer valer termos como preservação, sustentabilidade e outros mais, tão caros ao turismo, e redirecionar a publicidade desse setor mais para a conscientização e menos para a venda, pura e simples, de destinos idílicos.
É a pesquisa acadêmica projetando futuros e intervindo para tornar o espaço socialmente mais justo. como deve ser".
Marcos Fabio Belo Matos². Os sentidos do lugar turístico no discurso da
propaganda oficial sobre os lençóis Maranhenses. Apresentação. Págs 13-14.
Imagem 2 - Autora do livro exibindo a obra no
dia do lançamento do mesmo
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1. Profa.Dra. Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Coordenadora do Grupo Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense (GPICG) lindarodrigues@ufma.br
2 Marcos Fabio Belo Matos - prof. dr. do curso de comunicação social. Habilitação em jornalismo da Ufma-Imperatriz
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