A CULINÁRIA NA ÉPOCA JUNINA
Imagem 1 - ilustra guloseimas juninas são-luisense
- Qualquer festa que se preze tem que possuir um rico e criativo cardápio de comes e bebes. Logo que se fala de festa juninas, vem à lembrança os folguedos, as danças, a fogueira, os arraiais e o gostinho de milho clamando pelos quitutes típicos da época de São João.
- Mingau de milho (mungunzá), manuê, bolo de tapioca, bolo de milho, bolo de macaxeira, pamonha, quindim, beiju, milho assado, milho cozido, canjica, pé-de-moleque, cocadas e uma infinidade de gostosuras são as deliciosas guloseimas juninas são-luisense.
- Nos terreiros é oferecido aos seus frequentadores o que há de mais delicioso nos segredos da cozinha maranhense: arroz de cuxá, que poderá estar acompanhado de tainha frita ou outro peixe, carne assada ou mesmo a deliciosa torta de camarão.
- Há variadas opções de tortas, a exemplo da de caranguejo, de sururu, sarnambi, tarioba e outras mais. Destaque ainda para o arroz de camarão ou o arroz de Maria Isabel, além de uma infinidade de tipos de arroz.
- No campo dos salgados há o vatapá, carirú, batido de vinagreira. A oferta dos famosos churrasquinhos é acentuada com opções variadas (carne de boi, de porco, galinha, misto, calabresa, etc.), acompanhados de uma saborosa farofa bem maranhense.
- Destaca-se também receitas tendo o milho como destaque na matéria-prima. Assim, temos, o mungunzá, que é preparado segundo as boníssimas mães-pretas são-luisenses, a pamonha, o angu de milho, o cuscus, o pé-de-moleque e o famoso bolo de São João.
__________________________________
Imagem 1 disponivel em:<
Nenhum comentário:
Postar um comentário